Desenvolva o seu discurso de elevador


Às vezes, você precisa ser rapidamente convincente.

Uma vez que realizar o advocacy envolve esforço e paciência ao longo do tempo, você pode ter uma oportunidade de passar um minuto com um(a) tomador(a) de decisões-chave, como um(a) prefeito(a), um(a) ministro(a), ou um(a) financiador(a).

É muito provável que estejam ocupados, com muitas outras coisas em mente. Mas se você conseguir a atenção deles quando estiverem ao seu lado, poderá obter grandes progressos.

Esses momentos podem acontecer a qualquer instante – em uma recepção, em um evento público, em um elevador – e você precisa estar preparado.

Então, para o décimo quinto exercício, prepare o seu "discurso de elevador".

Esse é o termo para um discurso muito curto que convence outra pessoa do seu ponto de vista – e, nesse caso, da importância das bibliotecas, algo que se possa dizer num elevador entre um andar e outro.

Você precisa focar em seus argumentos, se livrar de informações desnecessárias e garantir o que precisa ser dito, da forma mais simples e convincente possível.

Tente escrever o seu discurso e depois editá-lo, palavra por palavra, até que seja o mais curto possível. E tenha sempre seu “discurso de elevador” na ponta da língua para usá-lo sempre que tiver a oportunidade.

Boa sorte!



Traduzido e adaptado das postagens The 10 Minute Library Advocate, do blog Library Policy and Advocacy da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) - https://blogs.ifla.org/lpa/.