Encontre e use palavras e expressões de efeito


Escolher as palavras certas pode fazer a diferença.

Elas podem ajudar as pessoas a fazer conexões com outras questões, inserindo as bibliotecas em um contexto maior. Podem tornar a sua mensagem mais relevante dentro de um debate público mais amplo.

Por exemplo, veja a série Palavras dos ODS do blog Política e Advocacy da Biblioteca da IFLA, que explica algumas palavras e expressões mais utilizadas na Organização das Nações Unidas, como: sustentabilidade, não deixe ninguém para trás, participação, resiliência. O conteúdo está em inglês, mas é possível traduzi-lo facilmente instalando uma extensão/plugin no navegador de sua preferência, ou utilizando plataformas de serviços gratuitos de tradução, como o DeepL Tradutor e o Google Tradutor.

Agora, para o nosso exercício, encontre e use palavras, frases e expressões que estão em voga nesse momento. Considere os contextos locais e informações importantes para potencializar sua mensagem.

Pense em palavras que jornalistas e políticos usam de forma recorrente em artigos e discursos, tendo cuidado para não utilizar expressões que já viraram clichê.

Compartilhe suas ideias e boa sorte!



Traduzido e adaptado das postagens The 10 Minute Library Advocate, do blog Library Policy and Advocacy da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) - https://blogs.ifla.org/lpa/.