Aline Bei: "Foi um marco em minha carreira"
Postado em 26 DE novembro DE 2024Leia, com exclusividade, o depoimento da escritora Aline Bei sobre sua vivência no Festival Utopia e no Viagem Literária, promovidos pelo Prêmio São Paulo de Literatura
No dia 17 de novembro, graças ao apoio do SisEB, da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas e do Prêmio São Paulo de Literatura, estive no “Festival Utopia” em Braga, ao lado de importantes autoras portuguesas — Madalena Sá Fernandes e Maria Francisca Gama, com mediação de Afonso Borges — em uma mesa intitulada “Um quarto só nosso.” A partir do ensaio de Virginia Woolf, conversamos sobre nossos processos criativos, as condições da mulher que escreve na contemporaneidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Dialogamos sobre nossas escolhas estilísticas, a construção das personagens, além das possíveis aproximações entre nossas obras. Depois autografamos nossos livros e pela primeira vez pude estar com os leitores de Portugal. Foi um marco em minha carreira, agradeço ao SisEB pelo apoio, através dessa viagem pude estreitar os laços com o público e me aprofundar no universo literário português.
Além dessa viagem, no recente mês de outubro, tive a oportunidade de fazer uma jornada literária pelo interior de São Paulo, com ações em Sabino, Lins, Uru e Borborema. Conversei com alunos e professores de escolas públicas, fiz mesas em bibliotecas e centros culturais. A experiência foi maravilhosa, emocionante, reiterando a importância desse tipo de ação na formação do público leitor — além de confirmar a vocação social do Prêmio São Paulo de Literatura que, mais do que reconhecer o trabalho dos escritores contemporâneos, o integra nas comunidades dentro e fora das capitais, no exercício constante de aproximação entre pessoas e livros.
Agradeço ao SisEB, à Secretaria da Cultura, ao Prêmio São Paulo de Literatura e à SP Leituras pelos convites, confiança e excelente trabalho. Que possamos seguir juntos nessa jornada de formação e manutenção de leitores no nosso país.
Com um abraço,
Aline Bei*.
#premiospdeliteratura #viagemliterária2024 #alinebei #sisebsp #cultsp #spleituras