Garanta sua vaga para webinar sobre ações nos EUA e no Brasil
Postado em 17 DE maio DE 2021
A mesa-redonda visa conectar experiências e projetos realizados nos Estados Unidos e no Brasil, com debates sobre ações e possibilidades de formação de comportamentos leitores e de incentivo à leitura de obras de autoras negras. E as inscrições gratuitas estão abertas. Para fazer a sua, clique aqui. As vagas são limitadas e a atividade tem como público-alvo as equipes e públicos das organizações parceiras do programa Praler – Prazeres da Leitura, e profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.
Para mais informações, envie um e-mail para siseb@spleituras.org. Importante acrescentar que haverá tradução simultânea em português e LIBRAS, e o link para acesso à plataforma será enviado no dia da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Saiba mais sobre os participantes
Ola Ronke (Estados Unidos) é artista e ativista comunitária, criadora do projeto The Free Black Women’s Library, uma biblioteca móvel radical e instalação biblio-interativa que se concentra exclusivamente na produção literária de mulheres negras, destacando a autoria que é frequentemente ignorada.
Carine Souza é técnica em Biblioteconomia, estudante de Letras, produtora cultural e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Atua também como revisora e preparadora de textos, certificada pela Universidade São Judas Tadeu e pela Universidade do Livro (Editora Unesp), onde também cursou produção editorial.
Semayat Oliveira é jornalista, escritora e documentarista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pela Universidade de São Paulo. Cofundadora do grupo jornalístico Nós, mulheres da periferia, atua há dez anos com foco em criar novos imaginários e narrativas sobre mulheres brasileiras, periferia e população negra. No âmbito da comunicação estratégica, atuou como coordenadora de comunicação no Instituto Vladimir Herzog entre 2018 e 2019.
Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam, desde 2016, a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.
Notícias

16º Seminário Internacional Biblioteca Viva abordará papel social das bibliotecas
Evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em São Paulo
Postado em 17 DE junho DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
Confira a lista de municípios selecionados para o módulo de apoio a festivais literários do Viagem Literária
Serão 14 cidades contempladas com atividades culturais para fortalecer a programação local
Postado em 27 DE maio DE 2025
Confira os pôsteres e painéis selecionados para o 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva
Foram 79 experiências inscritas de 47 municípios em 11 estados e no Distrito Federal.
Postado em 08 DE maio DE 2025.png&largura=700&altura=393)