Inscrições abertas para o Clube de Leitura Mulheres Negras na Biblioteca
Postado em 21 DE setembro DE 2020
Indicado para maiores de 12 anos, o clube tratará exclusivamente de autoras negras da região do Vale do Ribeira. A iniciativa é uma ação do SisEB, via programa Praler e tem a SP Leituras também como parceira. Saiba mais sobre a atividade gratuita e que tem como público-alvo os profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.
Obra – Roça é Vida - Livro escrito e ilustrado por quilombolas do Vale do Ribeira, sobre a importância do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial do Brasil. Proposto pelo Grupo de Trabalho da Roça, a obra traz uma narrativa em que os personagens são a Tradição, a Fartura, a Experiência, o Êxodo, a Continuação, o Território, a Luta, a Resistência e a Esperança – elementos presentes no dia a dia das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.
A publicação foi feita em parceria com o Instituto Socioambiental e o Iphan. A autoria é coletiva, assim com o modo de viver e ser quilombola.
AMÉRICO, Márcia Cristina; DIAS, Luiz Marcos de França; LUIZ, Viviane Marinho; SILVA, Laudessandro Marinho. Ilustração: Amanda Nainá dos Santos, Vanderlei Ribeiro, IPHAN – Grupo de Trabalho da Roça, 2020.
Disponível em: https://acervo.socioambiental.org/acervo/livros/roca-e-vida
Conheça as escritoras e mediadoras:
Márcia Cristina Américo é PhD, doutora e mestra em Educação, e graduada em Ciência com habilitação em Química, pela Universidade Metodista de Piracicaba. É feminista, pesquisadora, educadora social, ativista e articuladora do coletivo Mulheres Quilombolas na Luta do Vale do Ribeira, Aquilombada do Quilombo São Pedro, e membra da Associação de Remanescentes de Quilombo São Pedro. Atua nos temas de: educação das relações étnico-raciais; educação escolar quilombola; movimento social de mulheres negras e quilombolas. É autora dos livros "Roça é Vida" e "Práticas educativas coletivas na constituição da vida quilombola: história da comunidade tradicional de Ivaporunduva".
Viviane Marinho Luiz é do quilombo Ivaporunduva, feminista, professora, pedagoga, doutora e mestre em Educação, e articuladora do coletivo Mulheres Quilombola na Luta. Pesquisa a temática racial com enfoque na relação África, Brasil e territórios quilombola. É autora de diversos artigos e dos livros "O quilombo Ivaporunduva e o enunciado das gerações" e "Roça é Vida", obra proposta pelo Grupo de Trabalho da Roça, composto por agricultores familiar das comunidades quilombola do Vale do Ribeira.
Carine Souza é estudante de Letras, técnica em Biblioteconomia, produtora cultural e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Juliane Sousa é formada em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, produtora cultural, ambientalista, jornalista, apresentadora de rádio e televisão, roteirista, poeta e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Mais informações: siseb@spleituras.org.
Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Para ficar por dentro da programação completa e saber mais detalhes sobre o Festival Literário de Iguape, realizado pela Poiesis Gestão Cultura, Oficinas Culturais e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, acesse: https://oficinasculturais.org.br/FLIonline/.

Notícias

16º Seminário Internacional Biblioteca Viva abordará papel social das bibliotecas
Evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em São Paulo
Postado em 17 DE junho DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
Confira a lista de municípios selecionados para o módulo de apoio a festivais literários do Viagem Literária
Serão 14 cidades contempladas com atividades culturais para fortalecer a programação local
Postado em 27 DE maio DE 2025
Confira os pôsteres e painéis selecionados para o 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva
Foram 79 experiências inscritas de 47 municípios em 11 estados e no Distrito Federal.
Postado em 08 DE maio DE 2025.png&largura=700&altura=393)