Rodrigo Ciríaco compartilha seus saberes e dicas em oficina sobre saraus
Postado em 11 DE agosto DE 2020
A trajetória de Ciríaco se mistura com a dos saraus, como ele mesmo contou no início da atividade. Idealizador dos projetos Pedagogia dos Saraus, Slam Rachão Poético, Biqueira Literária, do espaço cultural Casa Poética / Agência Casa Poética e criador do Sarau dos Mesquiteiros, ele participou, como autor convidado, de eventos literários no Brasil e exterior, além de ter sido integrante do conselho-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, entre 2014 e 2016. Ciríaco, que é também produtor cultural e historiador, escreveu os livros “Te pego lá fora”, “100 mágoas”, “Vendo Pó…esia” e o infantil "Menino Moleque Poeta Serelepe”.
Frequentador dos saraus da Cooperifa, ele aprofundou seu conhecimento na área quando começou a trabalhar, em 2006, com os alunos de uma escola pública, como professor na Zona Leste da capital paulista. E encontrou na experiência uma ferramenta importante para despertar o interesse de pessoas de todas as idades, até mesmo das crianças bem pequenas, pelo universo da literatura, em especial. Mas, afinal, o que é um sarau? Ciríaco prefere ver a experiência como uma festa de espontaneidade, como uma atividade cultural na qual o espectador transforma-se no centro da atenção e todos somos os artistas. Não se trata de um show de talentos, como muitos pensam, frisa ele. "Todos somos grandes nos saraus!", acrescenta.
E a realização de uma iniciativa como esta passa pela construção e reunião de elementos que Ciríaco foi elencando durante a oficina. Entre eles, o estabelecimento de um espaço convidativo (com cadeiras, de preferência), a preparação e o oferecimento de textos (deixe livros espalhados) que podem ser lidos ou apresentados - decorados mesmo, por exemplo. "Sarau não precisa de roteiro", salienta. É um exercício que não permite controle: você pode até ensaiar e preparar, mas esteja pronto para as surpresas, porque o inesperado, segundo ele, acontece mesmo! Por isso, Ciríaco indica ter sempre algumas "cartas na manga" como alguém que conduza a atividade e esteja pronto para desistências de participantes inscritos, entre outras circunstâncias.
Importante, segundo ele, é contar com um apresentador, também chamado Mestre de Cerimônia ou Mestre de Sarau, para conduzir a atividade. Este mediador deve ser alegre, criativo, mas não chamar demais a atenção. Afinal, o sarau é bom quando as apresentações se destacam!, reforça. E performances que sejam breves, não passando de 3 minutos cada, pois Ciríaco acredita na experiência como uma poesia em movimento, fluida, algo dinâmico e que desencadeie uma sequência de participações.
Em dúvida sobre o que oferecer como estímulo aos participantes de seu primeiro sarau? O palestrante, que defende o poder da literatura periférica, deixou sugestões: as obras de Ferréz, Sérgio Vaz e Mariana Féliz, o sarau do Binho (leia-se Robinson Padial), o documentário "Curta Saraus" (de 2001, dirigido por David Alves da Silva), a coletânea "O Rastilho da Pólvora", entre outros.
Você vai poder conferir estas e outras dicas compartilhadas durante a oficina em vídeo que está disponível em nosso canal do YouTube. Veja algumas imagens da atividade online, a seguir, e prepare-se porque muito vem sendo desenvolvido para seu aprofundamento e conhecimento em nossa programação. Saiba tudo nas redes sociais do SisEB: Facebook e Instagram, e aqui no site.
[gallery size="full" columns="2" ids="18784,18780,18782,18783"]
Notícias

16º Seminário Internacional Biblioteca Viva abordará papel social das bibliotecas
Evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em São Paulo
Postado em 17 DE junho DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
Confira a lista de municípios selecionados para o módulo de apoio a festivais literários do Viagem Literária
Serão 14 cidades contempladas com atividades culturais para fortalecer a programação local
Postado em 27 DE maio DE 2025
Confira os pôsteres e painéis selecionados para o 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva
Foram 79 experiências inscritas de 47 municípios em 11 estados e no Distrito Federal.
Postado em 08 DE maio DE 2025.png&largura=700&altura=393)