Sinergia dos games e experiência virtual surpreendem em webinar
Postado em 21 DE dezembro DE 2020
Francisco Tupy é doutor e mestre em aplicação de videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP e tem formação em ensino e aprendizagem pela Krishnamurti Foundation of America/UCSB (Califórnia, Estados Unidos). Professor e palestrante em vários países, ele é responsável pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks da UNESCO, que utiliza o "Minecraft" e está presente em mais de 100 países. Em 2018, foi indicado à medalha Darcy Ribeiro. É bicampeão do evento Educators Excahnge (Seattle, 2015 e Budapeste, 2016).
Dentro do programa Praler - Prazeres da Leitura, a atividade atraiu a atenção de profissionais com diferentes formações. Os bibliotecários presentes inclusive lembraram da importância de estimular a curiosidade dos visitantes e levá-los a descobrir, a partir dos videogames, livros, narrativas, informações históricas diversas. Tupy incluiu tais observações em suas explanações, valorizando a atuação dos mediadores, em todos os espaços e das mais diferentes formas.
Termos como gamificação, interação e estratégica permearam todo o encontro. A intersecção entre os "universos" das bibliotecas e os jogos, por exemplo, foi destacada em diversos aspectos: entre eles, a presença, nestes ambientes, cada vez maior de ludotecas (com jogos eletrônicos, analógicos, de tabuleiro etc.), as visitas gamificadas (ou seja, transformadas em divertidas experiências com narrativas, recompensas e regras) e as oficinas, sejam as criativas, de análise ou expositivas.
Durante o webinar, Tupy compartilhou alguns jogos de diferentes origens como Mancala e o da Onça: respectivamente, disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Sog-iKBh6vs e https://www.youtube.com/watch?v=NJFtAzorA-Y. Como defendeu o especialista, o ser humano só é considerado assim (humano) quando ele, de fato, joga. Para ele, é possível compreender uma sociedade conhecendo seus jogos. E, para exemplificar parte de suas explicações no webinar, o professor compartilhou com todos a navegação de um ambiente virtual, criado em "Minecraft". O cenário era o de uma biblioteca gigante, cheia de corredores e grandes estantes repletas de livros. Na narrativa, o jogador buscava uma obra em especial, enfrentando situações inusitadas e se confrontando com lugares surpreendentes.
Perdeu este encontro? Em breve, a íntegra da palestra estará disponível em nosso canal do YouTube, onde é possível encontrar também outros conteúdos relacionados com o tema.
Notícias

16º Seminário Internacional Biblioteca Viva abordará papel social das bibliotecas
Evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em São Paulo
Postado em 17 DE junho DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
Confira a lista de municípios selecionados para o módulo de apoio a festivais literários do Viagem Literária
Serão 14 cidades contempladas com atividades culturais para fortalecer a programação local
Postado em 27 DE maio DE 2025
Confira os pôsteres e painéis selecionados para o 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva
Foram 79 experiências inscritas de 47 municípios em 11 estados e no Distrito Federal.
Postado em 08 DE maio DE 2025.png&largura=700&altura=393)